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dc.contributor.advisorOliveros Aya, Cesarspa
dc.contributor.authorRusinque Nova, Pedro José
dc.contributor.authorCastro Castañeda, Katherine Adriana
dc.coverage.spatialCalle 100spa
dc.date.accessioned2018-08-03T19:31:59Z
dc.date.accessioned2019-12-26T21:26:23Z
dc.date.available2018-08-03T19:31:59Z
dc.date.available2019-12-26T21:26:23Z
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10654/17635
dc.description.abstractPregunta Problema: ¿De qué forma la ampliación del consentimiento presunto para la donación de órganos en Colombia es eficaz para la atención oportuna de pacientes en espera de trasplante?spa
dc.description.abstractEl presente trabajo comprende un análisis aproximado de derecho comparado sobre la eficacia del consentimiento presunto para la donación y trasplante de órganos en Colombia y España, desde diferentes perspectivas científicas, entre ellas: la jurídica, la económica y la sociológica. Dentro de las cuales se incluyen algunos de los principales debates y dilemas éticos que supone el desarrollo de procedimientos para la obtención de órganos y componentes anatómicos humanos, con fines de trasplante, de acuerdo a cada legislación, en condiciones posteriores al fallecimiento del donante. Asimismo, mediante el presente artículo se pretende establecer, si desde el enfoque de la eficacia, la norma que amplía el consentimiento presunto para la donación de órganos y componentes humanos en Colombia, resulta aplicable a la luz del ordenamiento jurídico y tiene vocación de promover y mejorar de forma considerable, dentro de los límites permitidos, estos procedimientos para propósitos terapéuticos. Teniendo en cuenta además las cifras de donantes y el grado de altruismo que ostenta la cultura colombiana frente a las cifras de donación de órganos de uno de los sistemas de trasplante más exitosos del mundo, como es el que preside España. En tales términos se debe indicar que el consentimiento presunto es un mecanismo legal que permite obtener la autorización necesaria para que el médico tratante proceda a la extracción de uno o varios órganos vitales del donante fallecido a efectos de ser trasplantados a un paciente que lo requiera; asimismo, se constituye en una garantía de tratamiento y promoción relativa para afianzar la disponibilidad de órganos humanos a todos los pacientes, de forma altruista y oportuna.  4 Ahora bien, con la entrada en vigencia de la Ley 1805 de 2016, se logró ampliar aún más el alcance del consentimiento presunto para la donación de órganos en Colombia, y se restringió el derecho de oposición que eventualmente llegaban a tener o presentar sus familiares o deudos en contra de la voluntad expresada por el donante en vida, una situación que convierte a todos los colombianos mayores de edad en potenciales donantes post-mortem de todos sus órganos y componentes humanos (a menos que ellos mismos se opongan en vida a dicho procedimiento), los cuales, sin lugar a dudas serán utilizados para trasplantes con propósitos terapéuticos. Igualmente, se puede decir que la autonomía del consentimiento presunto se fortalece aún más con la existencia de un trámite especial, de parte del potencial donante, que se quiera negar al procedimiento de trasplante y extracción de sus órganos post-mortem, toda vez que en vida solo se podría plasmar su voluntad de negación de forma expresa, mediante la autenticación ante notario de su decisión, la cual además deberá radicarse ante el Instituto Nacional de Salud (INS) del Ministerio de la Salud (MS), situación que también se sobrepone a la regulación existente en torno a las disposiciones testamentarias reguladas por el Código Civil (que no exigen formalidades tan especiales al testador para hacer valer su consentimiento). En cualquier caso, es claro que la implementación de estas nuevas reglas de juego para los procedimientos de donación de órganos, encontrarán su primer obstáculo en los serios problemas de financiación y de cobertura que atraviesan en la actualidad tanto el Sistema General de Salud, como la mayor parte de las entidades e instituciones prestadoras de servicios médicos en Colombia (tanto del régimen contributivo como el subsidiado), pues es un hecho notorio que desde los tratamientos médicos complejos, pasando por la asignación de citas oportunas, hasta el suministro oportuno de los medicamentos de alto costo se han convertido en un dolor de cabeza para la mayoría de usuarios y afiliados del sistema, quienes todavía demandan un mejor servicio y una mejor atención.spa
dc.description.tableofcontentsTabla de contenido Introducción 3 1. Panorama normativo sobre donación y trasplante de órganos y tejidos en Colombia. 5 2. Panorama normativo sobre donación y trasplante de órganos y tejidos en España. 12 3. Tratamiento normativo Internacional y comparativo sobre el consentimiento presunto para la donación órganos 18 4. Análisis comparativo de los regímenes sobre trasplante de órganos de España y Colombia 28 5. Datos y cifras sobre trasplante de órganos y componentes anatómicos en Colombia. 29 6. Enfoque Teórico 33 6.1. Eficacia de la norma y funcionalismo. El consentimiento presunto extendido para la donación de órganos 33 6.2. El cuerpo humano, el altruismo y la muerte 40 6.3. Cuestiones y principios éticos frente a los procedimientos de donación y trasplante de órganos humanos. 46 6.4. Exposición de motivos y fundamentos de la Ley 1805 de 2016. 56 7. Enfoque conceptual 58 8. Conclusiones generales 63 Referencias Bibliográficas 70spa
dc.format.extent73 páginas.spa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospaspa
dc.relation.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/co/spa
dc.rightsDerechos Reservados - Universidad Militar Nueva Granada, 2018spa
dc.titleEl consentimiento presunto como mecanismo para el suministro oportuno de órganos y componentes anatómicos a pacientes en espera de trasplante en Colombiaspa
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccessspa
dc.publisher.departmentFacultad de Derechospa
dc.type.localTrabajo de gradospa
dc.description.abstractenglishThe present work includes an approximate analysis of comparative law on the effectiveness of presumed consent for organ donation and transplantation in Colombia and Spain, from different scientific perspectives, among them: the legal one, the economic and the sociological. Among which are some of the main debates and ethical dilemmas involved in the development of procedures for obtaining organs and human anatomical components, for transplant purposes, according to each legislation, in conditions subsequent to the death of the donor. Also, through this article, it is intended to establish, if from the effectiveness approach, the standard that extends the presumed consent for the donation of organs and human components in Colombia, is applicable to light of the legal system and has the vocation to promote and improve considerable, within the limits allowed, these procedures for purposes therapeutic Also taking into account the donor figures and the degree of altruism that shows the Colombian culture against the figures of organ donation of one of the most successful transplant systems in the world, such as the one that presides Spain. In such terms it must be indicated that the presumed consent is a legal mechanism that allows obtaining the necessary authorization for the doctor treating the proceeding to the extraction of one or several vital organs of the deceased donor to effects of being transplanted to a patient who requires it; likewise, it is constituted in a guarantee of relative treatment and promotion to strengthen the availability of human organs to all patients, in an altruistic and timely manner. However, with the entry into force of Law 1805 of 2016, it was possible to expand even more the scope of the presumed consent for the donation of organs in Colombia, and the right of opposition that eventually came to be had or was restricted present their relatives or relatives against the will expressed by the donor in life, a situation that turns all Colombians of legal age into potential post-mortem donors of all its human organs and components (a unless they oppose themselves in life to this procedure), which, without Instead, they will be used for transplants for therapeutic purposes. Likewise, it can be said that the autonomy of the presumed consent strengthens further with the existence of a special procedure, part of the potential donor, who wants to deny the procedure of transplant and extraction of their post-mortem organs, since in life you could only express your will to expressly denied, by means of authentication before a notary of his decision, the which also must be filed with the National Institute of Health (INS) of the Ministry of Health (MS), a situation that also overcomes the existing regulation in testamentary dispositions regulated by the Civil Code (which do not require formalities so special to the testator to enforce his consent). In any case, it is clear that the implementation of these new rules of game for organ donation procedures, you will find your first obstacle in the serious problems of financing and of coverage that cross in the currently the General Health System, as well as most of the entities and institutions providing medical services in Colombia (both of the contributory as the subsidized), it is a well-known fact that from the treatments complex doctors, through the appointment of timely appointments, until the supply Timely high-cost medications have become a headache for the majority of users and affiliates of the system, who still demand a better service and better attention.eng
dc.title.translatedThe efficacy of presumed consent as a mechanism for timely delivery of organs and anatomical components to patients awaiting transplantation in Colombiaspa
dc.subject.keywordspresumed consentspa
dc.subject.keywordsdonationspa
dc.publisher.programDerechospa
dc.creator.degreenameAbogadospa
dc.creator.degreenameAbogadospa
dc.description.degreelevelPregradospa
dc.publisher.facultyDerecho - Derechospa
dc.description.abstractportuguesO presente trabalho inclui uma análise aproximada do direito comparado sobre a efetividade do consentimento presumido para doação e transplante de órgãos na Colômbia e na Espanha, a partir de diferentes perspectivas científicas, entre elas: a legal, o econômico e o sociológico. Entre os quais incluem-se alguns dos principais debates e dilemas éticos envolvidos no desenvolvimento de procedimentos para obtenção de órgãos e componentes anatômicos humanos, para fins de transplante, de acordo com cada legislação, em condições posteriores à morte do doador. Além disso, através deste artigo, pretende-se estabelecer, a partir do abordagem de eficácia, a norma que amplia o consentimento presumido para o doação de órgãos e componentes humanos na Colômbia, é aplicável à luz do sistema legal e tem a vocação de promover e melhorar consideráveis, dentro dos limites permitidos, estes procedimentos para terapêutico Também levando em conta os números dos doadores eo grau de altruísmo que mostra a cultura colombiana contra as figuras de doação de órgãos de um dos sistemas de transplantes mais bem sucedidos do mundo, como o que preside Espanha Em tais termos, deve ser indicado que o consentimento presumido é um mecanismo legal que permite obter a autorização necessária para o médico tratar o processo para a extração de um ou vários órgãos vitais do doador falecido para efeitos de ser transplantado para um paciente que o requer; da mesma forma, é constituído em garantia de tratamento e promoção relativos para fortalecer a disponibilidade de órgãos humanos a todos os pacientes, de maneira altruísta e oportuna. No entanto, com a entrada em vigor da Lei 1805 de 2016, foi possível expandir ainda mais o alcance do consentimento presumido para a doação de órgãos em Colômbia, e o direito de oposição que eventualmente chegou a ser ou foi restringido apresentar seus familiares ou parentes contra a vontade expressa pelo doador em vida, uma situação que transforma todos os colombianos da idade legal em potenciais doadores post-mortem de todos os seus órgãos e componentes humanos a menos que se oponham na vida a este procedimento), que, sem Em vez disso, eles serão usados ​​para transplantes para fins terapêuticos. Da mesma forma, pode-se dizer que a autonomia do consentimento presumido reforça ainda mais a existência de um procedimento especial, parte do potencial doador, que quer negar o procedimento de transplante e extração de seus órgãos post-mortem, uma vez que na vida você só poderia expressar sua vontade de expressamente negado, por meio de autenticação perante um notário da sua decisão, a que também deve ser arquivado no Instituto Nacional de Saúde (INS) do Ministério Saúde (MS), uma situação que também supera a regulamentação vigente disposições testamentárias reguladas pelo Código Civil (que não requerem formalidades tão especiais para o testador impor seu consentimento). De qualquer forma, é claro que a implementação destas novas regras de jogo para procedimentos de doação de órgãos, você encontrará o seu primeiro obstáculo aos sérios problemas de financiamento e de cobertura que se cruzam no atualmente o Sistema Geral de Saúde, bem como a maioria das entidades e instituições que prestam serviços médicos na Colômbia (ambas as contributivos como os subsidiados), é um facto bem conhecido que a partir dos tratamentos médicos complexos, através da nomeação de consultas oportunas, até o fornecimento Medicamentos oportunos de alto custo se tornaram uma dor de cabeça para a maioria dos usuários e afiliados do sistema, que ainda exigem um melhor serviço e melhor atençãopor
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionspa
dc.rights.creativecommonsAtribuciónspa
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dc.subject.proposalconsentimiento presuntospa
dc.subject.proposaldonacionspa
dc.subject.proposalorganosspa
dc.subject.proposalcomponentes anatomicosspa
dc.publisher.grantorUniversidad Militar Nueva Granadaspa


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