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dc.contributor.advisorDiaz Santamaria, Wilmar Javierspa
dc.contributor.authorSilva Vega, Angélica Maria
dc.coverage.spatialCampus UMNGspa
dc.date.accessioned2020-06-17T01:43:58Z
dc.date.available2020-06-17T01:43:58Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10654/35902
dc.description.abstractLa lectura y la escritura son de vital importancia en la formación universitaria, las lecturas de índole académico las cuales son las más constantes en el ámbito universitario, tienen un lenguaje más técnico o en algunos casos literario, la interpretación es relevante a la hora de hacer una crítica, el saber leer entre líneas un texto. Teniendo en cuenta esto se realiza una caracterización de los textos y tomando como base de trabajo el texto descriptivo ya que en las ciencias (afinidad) es un texto que se caracteriza por un lenguaje técnico, dispuesto en artículos y contenidos de áreas específicas. El texto argumentativo es la meta, hacer que el estudiante llegue argumentar de manera critica los diferentes contenidos que aprende y que los contextualice en su futuro profesional. Para alcanzar estos objetivos se utiliza investigación cualitativa de tipo descriptiva en donde se analizan e interpretan documentos sobre lectura para llegar, primero a la validación de un instrumento utilizado en la formación universitaria que permite evidenciar el proceso argumentativo del estudiante. Luego se propone una matriz categorial que presenta el proceso secuencial de los niveles de lectura que un estudiante debe manejar para mejorar sus procesos cognitivos (la lectura literal, la lectura inferencial y la lectura crítica) que realiza un estudiante y por último se plantea como se debe asociar la lectura desde la descripción hasta la argumentación, teniendo en cuenta el rol del maestro. Se concluye así que para que exista el proceso argumentativo del estudiante es importante que este conozca la estructura textual, que exista el conocimiento de un léxico propio de la asignatura a trabajar, una capacidad de relacionar contenidos anteriores e interdisciplinares dentro de contexto para llegar finalmente a asumir posturas críticas propias de lectores versados que argumentan desde el contexto sus conocimientos, desentrañando todo lo oculto en su contenido, para esto el maestro también tiene tareas específicas de alfabetización académica, planes de trabajo con currículos integradores de herramientas de lectoescriturales sobre la lectura, la forma de leer en su área de conocimientospa
dc.description.tableofcontentsCAPITULO I 1.1 PLANTEAMIENTO DEL PROBLEMA 8 1.2 OBJETIVOS 9 1.3 ANTECEDENTES 9 1.3.1 teóricos 9 1.3.2 empíricos 10 1.4 . JUSTIFICACIÓN 14 CAPITULO II 18 2.1. MARCO NORMATIVO 18 2.2. MARCO REFERENCIAL 20 2.2.1. Didáctica 20 2.2.2 estructura de los textos. 25 2.2.3 teoría psicolingüística y socio-psicolingüística 26 2.2.4. Lectura 27 2.2.5. Lectura según ICFES 33 2.2.6. Lectura según PISA Y PIRLS 35 2.2.7. Tipos de texto 37 2.2.8. La descripción 39 2.2.9. Texto descriptivo 40 2.2.10. Texto argumentativo 42 2.2.11. Niveles de lectura 45 2.2.12. Niveles de comprensión lectora. 47 CAPITULO III 3.1. DISEÑO METODOLÓGICO 52 3.1.2 fases de la investigación 53 3.1.3. Recolección de datos cualitativos 54 3.2 MÉTODOS 56 3.3. INSTRUMENTOS 56 CAPITULO IV 4.1. DISCUSIÓN DE RESULTADOS 57 4.2. CONCLUSIONES. 73 4.3 ANEXOS Anexo 1 76 Anexo 2 79 Anexo 3 80 4.4 BIBLIOGRAFÍA Y FUENTES DE INFORMACIÓN 85spa
dc.formatpdfspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospaspa
dc.language.isospaspa
dc.publisherUniversidad Militar Nueva Granadaspa
dc.rightsDerechos Reservados - Universidad Militar Nueva Granada, 2019spa
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/co/spa
dc.titleLa lectura descriptiva: saber previo a la lectura critica en la formación universitariaspa
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesisspa
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccessspa
dc.subject.lembLECTURAspa
dc.subject.lembEDUCACION SUPERIORspa
dc.publisher.departmentFacultad de Educación y Humanidadesspa
dc.type.localTesis de maestríaspa
dc.description.abstractenglish: Reading and writing are of vital importance in university education, academic readings which are the most constant in the university environment, have a more technical language or in some cases literary, the interpretation is relevant at the time to make a criticism, knowing how to read a text between the lines. Taking into account this, a characterization of the texts is carried out and the descriptive text is based on the work since in science (affinity) it is a text that is characterized by a technical language, arranged in articles and contents of specific areas. The argumentative text is the goal, to make the student critically argue the different contents he learns and contextualize them in his professional future. To achieve these objectives, qualitative research of descriptive type is used where documents on reading are analyzed and interpreted to arrive, first to the validation of an instrument used in university education that allows to evidence the student's argumentative process. Then a categorical matrix is proposed that presents the sequential process of the reading levels that a student must handle to improve their cognitive processes (literal reading, inferential reading and critical reading) that a student performs and finally poses as you should associate the reading from description to argumentation, taking into account the role of the teacher. It can be concluded that for the student's argumentative process to exist, it is important that the student knows the textual structure, that there is knowledge of a lexicon of the subject to work, an ability to relate previous and interdisciplinary content within context to finally arrive to assume critical positions of versed readers who argue from the context their knowledge, unraveling everything hidden in their content, for this the teacher also has specific tasks of academic literacy, work plans with curricula integrating literacy tolos on reading, The way you read in your area of knowledge. Resumo: A leitura e a escrita são de vital importância no ensino universitário, as leituras acadêmicas mais constantes no ambiente universitário têm uma linguagem mais técnica ou, em alguns casos literária, a interpretação é relevante no momento fazer uma crítica, sabendo ler um texto nas entrelinhas. Levando em consideração isso, é realizada uma caracterização dos textos e o texto descritivo é baseado no trabalho, pois na ciência (afinidade) é um texto caracterizado por uma linguagem técnica, organizada em artigos e conteúdos de áreas específicas. O texto argumentativo é o objetivo, fazer com que o aluno discuta criticamente os diferentes conteúdos que aprende e os contextualize em seu futuro profissional. Para atingir esses objetivos, utiliza-se pesquisa qualitativa do tipo descritiva, na qual os documentos sobre leitura são analisados e interpretados para chegar, primeiro à validação de um instrumento utilizado no ensino universitário que permita evidenciar o processo argumentativo do aluno. Em seguida, é proposta uma matriz categórica que apresenta o processo seqüencial dos níveis de leitura com os quais o aluno deve lidar para melhorar seus processos cognitivos (leitura literal, leitura inferencial e leitura crítica) que o aluno executa e finalmente apresenta como você deve associar a leitura da descrição à argumentação, levando em consideração o papel do professor. Conclui-se que, para que o processo argumentativo do aluno exista, é importante que ele conheça a estrutura textual, que exista conhecimento de um léxico típico da matéria a ser trabalhada, capacidade de relacionar conteúdo anterior e interdisciplinar dentro do contexto para finalmente chegar assumir posições críticas de leitores versados que argumentam a partir do contexto seus conhecimentos, revelando tudo o que está oculto em seu conteúdo; para isso, o professor também possui tarefas específicas de alfabetização acadêmica, planos de trabalho com currículos que integram ferramentas de alfabetização na leitura, A maneira como você lê em sua área de conhecimentoeng
dc.title.translatedDescriptive reading: knowing prior to critical reading in university educationspa
dc.subject.keywordstextual structurespa
dc.subject.keywordsreading levels.spa
dc.subject.keywordsdescriptive textspa
dc.subject.keywordsargumentative textspa
dc.subject.keywordscomprehension.spa
dc.publisher.programMaestría en Educaciónspa
dc.creator.degreenameMagíster en Educaciónspa
dc.description.degreelevelMaestríaspa
dc.publisher.facultyEducación y Humanidades - Maestría en Educaciónspa
dc.type.dcmi-type-vocabularyTextspa
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionspa
dc.rights.creativecommonsAtribución-NoComercial-SinDerivadasspa
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dc.subject.proposalEstructura textualspa
dc.subject.proposalniveles de lecturaspa
dc.subject.proposaltexto descriptivospa
dc.subject.proposaltexto argumentativo,spa
dc.subject.proposalcomprensión.spa
dc.description.abstractotherA leitura e a escrita são de vital importância no ensino universitário, as leituras acadêmicas mais constantes no ambiente universitário têm uma linguagem mais técnica ou, em alguns casos literária, a interpretação é relevante no momento fazer uma crítica, sabendo ler um texto nas entrelinhas. Levando em consideração isso, é realizada uma caracterização dos textos e o texto descritivo é baseado no trabalho, pois na ciência (afinidade) é um texto caracterizado por uma linguagem técnica, organizada em artigos e conteúdos de áreas específicas. O texto argumentativo é o objetivo, fazer com que o aluno discuta criticamente os diferentes conteúdos que aprende e os contextualize em seu futuro profissional. Para atingir esses objetivos, utiliza-se pesquisa qualitativa do tipo descritiva, na qual os documentos sobre leitura são analisados e interpretados para chegar, primeiro à validação de um instrumento utilizado no ensino universitário que permita evidenciar o processo argumentativo do aluno. Em seguida, é proposta uma matriz categórica que apresenta o processo seqüencial dos níveis de leitura com os quais o aluno deve lidar para melhorar seus processos cognitivos (leitura literal, leitura inferencial e leitura crítica) que o aluno executa e finalmente apresenta como você deve associar a leitura da descrição à argumentação, levando em consideração o papel do professor. Conclui-se que, para que o processo argumentativo do aluno exista, é importante que ele conheça a estrutura textual, que exista conhecimento de um léxico típico da matéria a ser trabalhada, capacidade de relacionar conteúdo anterior e interdisciplinar dentro do contexto para finalmente chegar assumir posições críticas de leitores versados que argumentam a partir do contexto seus conhecimentos, revelando tudo o que está oculto em seu conteúdo; para isso, o professor também possui tarefas específicas de alfabetização acadêmica, planos de trabalho com currículos que integram ferramentas de alfabetização na leitura, A maneira como você lê em sua área de conhecimento


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